quarta-feira, 7 de abril de 2010

° A Origem das Religiões...

Desde de que o mundo é mundo, sempre houve uma enorme necessidade de se acreditar em um poder maior, que direcionasse tudo e todos. Na Antiguidade, as crenças em Deuses e Deusas que alimentavam, fertilizavam e protegiam os povos era a base de toda uma civilização, cada qual com suas entidades.
Acredito que todas as crenças e religiões, desde a era antiga até os dias de hoje provém na verdade, de uma única origem.
Antes de o surgimento do Cristianismo e de sua propagação através das eras, a história nos conta sobre uma imensa e desenvolvida civilização localizada em diferentes ilhas no meio do oceano, os chamados Povos do Mar, também conhecida como Atlântida, a cidade submersa. Após uma grande catástrofe que atingiu estas ilhas ao longo de uma era, estas ilhas desapareceram da superfície da Terra. Um grande terremoto seguido de ondas gigantescas fez com que os poucos sobreviventes desta civilização, procurassem refúgio em outras partes da costa, ilhas e estuários ao longo das margens do oceano.
Boa parte fixou-se nas ilhas e costas britânicas, e fundindo-se à civilização que ali já habitava, deu-se origem aos povos celtas...

Com sua sabedoria e conhecimento sobre as estrelas e os céus, plantas e animais, além da utilização de um estranho poder chamado energia para a cura entre outras, conseguiram manter suas tradições, assimilando também, dos antigos povos dos pântanos, algumas de suas crenças.
Dentre os povos célticos, destacavam-se os druidas, seres iluminados e de grande sabedoria mágica. Estes eram responsáveis pelas predições do futuro e ensinamentos.
Foi nesta época, que a Ilha de Avalon começa a ser descrita nas lendas e história da Grã-Bretanha medieval. Esta foi uma das ilhas povoadas pelos sobreviventes dos Povos do Mar, na verdade principalmente pelas mulheres e suas sacerdotisas das antigas religiões.
Durante muitos e muitos anos, esses povos prosperaram e progrediram em suas terras, transmitiam a cada geração seus ensinamentos e cultura. As festividades em nome de seus Deuses e rituais sagrados sazonais permaneceram inalterados. Mulheres eram eviadas as Ilhas de Mona e Avalon para receberem o treinamento sacerdotal, assim como os homens, sendo estes treinados para serem sacerdotes ou bardos.
Os celtas estabeleceram-se em muitos locais ao arredores destas ilhas, surgindo assim novos clãs ou tribos, como eram chamadas. Surgiram então os Icenos, Eriu, Durotriges, Atrebates, Belgaes, Trinovantes, Cantiaci, Camulodunum, Londinium entre outros... 

Com a assenção do Império Romano, e suas incansáveis batalhas a fim de conquistar toda a Bretanha, fez com que essas tribos celtas se unissem e formassem uma rebelião, resistindo assim às tentativas de Roma de tomar-lhes as terras que tanto protegiam.
Estes povos após muitas tentativas de resistência sucumbiram ao poder de guerra de Roma e seus governantes, tornando-se assim, seus reis-clientes e aliados, desfrutando da paz concedida pelo Império Romano em troca de impostos altíssimos, terras e obediência às leis romanas.
De acordo com a história, as ilhas de Avalon e Mona não foram tomadas pelo Império, permanecendo assim, refúgio de druidas, sacerdotes e sacerdotisas... imersas nas brumas da magia, são fonte de inspiração para muitas lendas e histórias mágicas...
Após tantas batalhas, guerras e rebeliões, e o surgimento do Cristianismo, os territórios neo-colonizados por Roma, tornaram-se alvo de grandes investidas por parte dos povos Anglo-Saxões, bárbaros descendentes dos povos Vickings... mas isso já faz parte de uma outra história...
(Os locais acima citados, são conhecidos hoje como as regiões da Irlanda, Londres, Norfolk entre outras localizadas na Inglaterra dos dias de hoje...)
Para mais detalhes, acessem o site http://wapedia.mobi/pt/Iceni .

Nenhum comentário:

Postar um comentário