sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

° As Plêiades

As Plêiades são um grupo de estrelas que se formaram nos últimos 100 milhões de anos e existem na constelação de Touro. Também chamadas de aglomerado estelar ou aberto, são facilmente visíveis a olho nu, em ambos os hemisférios, e consistem de várias estrelas brilhantes e quentes de espectro predominantemente azul. As Plêiades possuem vários significados diferentes, de acordo com cada cultura e religião.

A constelação de Touro é uma das mais facilmente identificáveis no céu. Muitos já devem ter visto um conjunto de estrelas muito brilhantes designado por 'sete irmãs'. Pois elas se localizam exatamente na constelação do Touro, que ainda traz outros objetos muito interessantes, como a estrela Aldebarã, ou olho de touro, as Híades e a famosa nebulosa do Caranguejo. Estamos na melhor época do ano para observar esta constelação, o verão, pois é quando ela mais se destaca no céu, nascendo a leste por volta de 18 horas e estando visível praticamente a noite toda.

Na mitologia grega,
As Plêiades, ou Atlântidas são as encantadoras filhas de Pleione e Atlas – o titã que foi condenado a carregar o globo terrestre sobre os ombros por ter se confrontado com Zeus pela supremacia do Olimpo. Elas eram em número de sete, embora outras versões enumeravam quinze. Seus nomes eram: Maia, Electra, Taígeta ou Taígete, Astérope ou Asteropo, Mérope, Alcíone e Celeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário