sábado, 27 de fevereiro de 2010

° O Apocalipse

REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".
— Apocalipse 1:1-3[2]

Muitos falam sobre o Apocalipse. Diferentes religiões, crenças e filosofias falam sobre o chamado fim dos tempos. Mas será que sabemos realmente o que isso significa?
A palavra de origem grega "Apocalipse", quer dizer literalmente "Revelação", tendo sido erroneamente interpretada como "fim do mundo". Um "apocalipse", na terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a um profeta escolhido por Deus.
Por extensão, passou-se a designar de "apocalipse" aos relatos escritos dessas revelações. Diz-se de uma era ou um tempo em que a grande verdade será revelada àqueles que estiverem preparados: "Aqueles que tiverem ouvidos, que ouçam", disse Jesus aos apóstolos. As palavras foram ditas, e dados os ensinamentos.
As escrituras sagradas nos trazem mensagens através de parábolas e linguagem simbólica, mensagens estas que sempre deram margem à inúmeras diferentes interpretações, sem nunca realmente termos prestado atenção ao verdadeiro significado por traz das palavras...

Para os cristãos, o livro possui a pré-visão dos últimos acontecimentos antes, durante e após o retorno do Messias de Deus. Alguns Protestantes e Católicos entendem que os acontecimentos previstos no livro já teriam começado.
Algumas pessoas defendem que o fato de várias civilizações no mundo terem apresentado narrações apocalípticas sugere que estas têm uma origem comum e ancestral (supostamente revelada ao homem por um ser dotado de inteligência superior, entre outras teorias) que foi sendo deturpada pela transmissão oral.
Esta visão assume, por vezes, um caráter ecológico, ao propor que a mensagem do apocalipse se refere à capacidade que o homem civilizado tem para destruir o mundo. Dividindo então a humanidade entre os santos (aqueles que aceitaram a verdade) e os pecadores que se negaram a ouvir os apelos e mudar de atitude.
Segundo a visão profética, o "Juízo Final" trará o céu eterno para os santos e o inferno eterno para os pecadores.
Ainda segundo o entendimento profético do livro, temos os seguintes principais tópicos abordados:



1. Carta as igrejas.
2. Princípio das dores (pequenas catástrofes).
3. Abertura dos selos.
4. Anjos derramam taças sobre a Terra, que significa a ira de Deus em 7 etapas (Cavaleiros do Apocalipse, Fome, Pestes, Terremotos, Maremotos, Aquecimento Global etc.).
5. Governo do Anticristo por 7 anos, (Sinal da Besta, Paz, Guerras).
6. Volta de Jesus Cristo e da igreja a Terra.
7. Governo Milenar de Jesus Cristo.
8. Juízo Final
9. Novo céu e nova terra

O caos econômico, o terrorismo, a violência e a corrupção generalizada estão levando o mundo para uma sociedade sem dinheiro, onde instituições financeiras interligadas com os governos controlarão toda a humanidade através da tecnologia por um curto período de tempo chamado "A Grande Tribulação".

"... porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá."
- Mateus 24.21

Mas o Apocalipse estará realmente sendo preparado ou é mera coincidência? Em dezembro de 1989, após o fim da "guerra fria", o ex-Presidente George Bush anunciou a chegada desse sistema o qual chamou de "Nova Ordem Mundial" liderado pelos EUA e que teve seu início com a globalização. Hoje a União Européia está tomando a hegemonia dos EUA e a profecia do Apocalipse está se cumprindo paulatinamente, desapercebida por muitos!


"... e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; ..." - Daniel 12.1



A advertência feita pelo profeta Daniel sobre o "fim dos tempos", o período que antecede a volta de Cristo, foi confirmada 600 anos depois pelo próprio Cristo. O período da tribulação se aproxima desapercebida pela humanidade e será pior do que o dilúvio.
Os cientistas se mostram preocupados com as crescentes descobertas de novos asteróides com trajetórias próximas ao planeta, com o aumento da quantidade e da força dos terremotos, com o deslocamento das placas continentais, com o aumento das atividades vulcânicas, com os testes nucleares, etc. Grande parte das tragédias é resultado das obras da mente e das mãos do próprio homem:


"A Terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha [deslocamento das placas e terremotos]; enlanguescem os mais altos povos da Terra. Na verdade a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna [a humanidade vivendo afastada da presença de Deus]. Por isso, a maldição consome a Terra, e os que habitam nela se tornam culpados; por isso, serão queimados  os moradores da Terra, e poucos homens restarão." - Isaías 24.4-6
"Terror, cova, e laço vêm sobre ti, ó morador da Terra [...] porque as represas do alto se abrem, e tremem os fundamentos da Terra [impactos violentos provocados por meteoritos]. A Terra será de todo quebrantada [grandes movimentos das placas], ela totalmente se romperá, a Terra violentamente se moverá [terremotos provocados pelo deslocamento das placas continentais]. A Terra cambaleará como um bêbado, e balanceará como rede de dormir [inclinação do eixo, a reversão polar anunciada pela ciência]; a sua transgressão pesa sobre ela [lixo provocado pela própria humanidade - redução da camada de ozônio, emissão de gases poluentes, etc.] , ela cairá e jamais se levantará [não retornará para a sua antiga posição e inclinação do eixo]."
- Isaías 24.17-20


Os textos do Apocalipse também relatam grandes catástrofes causadas pela queda de asteróides, gerando mortes e desespero. Os que caem no mar, destruirão a flora e a fauna marinha, assim como os seres humanos, que serão envenenados com o que a água do mar se transformaria.
"... e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios." - Apocalipse 8.8-9
"... e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha [...]. O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas." - Apocalipse 8.10-11
Haverá a queda de asteróides na superífie terrestre também, as quais causarão mortes por intoxicação (inalação de gases tóxicos). Levantar-se-a uma grande nuvem de poeira tóxica, que permanecerá por muito tempo na atmosfera terrestre.
"... vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. [...] Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom." - Apocalipse 9.1-11
"... e haverá em vários lugares grandes terremotos, (...)" - Lucas 21.11

O aumento de terremotos em diferentes partes do planeta, somente confirmam as Profecias de Isaías de que serão capazes de "destruir montes, afundar ilhas e destruir cidades inteiras".

"... e houve um grande terremoto [...] e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares." - Apocalipse 6.12-14
"... houve também um grande terremoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terremoto tão forte quão grande; e a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; [...] Todas as ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam." -Apocalipse 16.18-20
A Tsunami (onda gigante) provocada por um terremoto na Indonésia em 26/12/2004, ocasionou o deslocamento das ilhas do Arquipélago Nicobar (cerca de 550 ilhas!) e a da Ilha Simeulueno no oceano Índico sendo que algumas ficaram submersas e já não mais existem.
"... e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. [...] Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima." - Lucas 21.25-28
Os serviços de emergência russos estão se preparando para enfrentarem fortes terremotos na região do Kamchatka depois que cientistas do país determinaram que as instabilidades crescentes que ocorrem no núcleo da Terra conduzirão provavelmente a uma série do terremotos no globo e de eventos vulcânicos.
O governo americano insiste em liberar grandes verbas para o envio de sondas de pesquisa para Marte, o único planeta que haveria alguma possibilidade do homem habitar, desde que se descubra fontes de água. Os estudos da NASA e do Pentágono mostram que estas catástrofes anunciadas pelo Senhor Jesus virão e em boa parte pelas próprias alterações climáticas da Terra!
Essas contínuas investidas em Marte sugerem, conforme os documentários científicos apresentados nas emissoras internacionais de TV, que alguns neste mundo pretendem tentar fugir das catástrofes levando consigo tudo o que for necessário para habitar naquele planeta nas próximas décadas. Porém, isso também está previsto, e segundo as profecias:


"Embora subas ao alto como águia, e embora se ponha o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o Senhor." -Obadias 1.4

 
Na verdade essas catástrofes virão em série não dando tempo para se pensar em evitá-las e então muitos se esconderão em cavernas e nas rochas das montanhas (penhascos) conforme está escrito:

"E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas" -Apocalipse 6.15
As Profecias falam-nos sobre muitas coisas a mais, como o surgimento de falsos profetas. Enfim, cada vez mais notamos as semelhanças entre as profecias descritas na Bíblia, e outras antigas profecias como a dos Maias e Nostradamus. O mundo está mudando, as pessoas, a natureza e tudo o mais que nos cerca... os fatos estão aí, assim como as palavras profetizadas... Cabe a cada um de nós interpretarmos as mensagens, e colocá-las em prática antes que seja tarde...

"Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado… Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus… 'Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou'… 'Estou fazendo novas todas as coisas!".
-Apocalipse 21:1-5
(Wikipédia, a Enciclopédia Livre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário