segunda-feira, 1 de março de 2010

As Brumas de Avalon (The Mists of Avalon)

As Brumas de Avalon é sem dúvida, um excelente livro de cabeceira. Dividido em 4 volumes, conta a história do Rei Arthur, o lendário cavaleiro e posteriormente Rei, o qual heróicamente conseguiu parar as invasões saxônicas na época medieval. A história se passa no século V, mais precisamente no ano de 470 d.C., na antiga Bretanha, e tem início antes do nascimento de Arthur.
A saga é contada sob a perspectiva feminina, através da visão das mulheres da época, de uma forma original e cheia de magia.
No primeiro volume "A Senhora da Magia", a história se passa em torno de Igraine (mãe de Arthur) e seu casamento com Gorlois e sua filha Morgana; a morte do esposo e seu novo casamento com Uther Pendragon, com o qual concebe Arthur. Morgana é enviada ainda criança à Ilha de Avalon para ser criada por Viviane (irmã de Igraine e Sacerdotisa de Avalon) e também para ser iniciada nos Antigos Mistérios e suceder Viviane.
Com planos de manter a linhagem real de Avalon, Morgana acaba por manter relações com seu Arthur sem reconhecê-lo por obra de Viviane. Ao se descobrir grávida de seu meio-irmão, enfurecida abandona o sacedrócio e deixa a Ilha, cortando relações com Viviane.

No segundo livro "A Grande Rainha", após sair de Avalon Morgana passa a gestação na corte de Morgause (também irmã de sua mãe) até o nascimento de seu filho, Mordred. Arthur já fora consagrado rei, com a promessa de manter a religião de Avalon e o Cristianismo unificados, e casa-se com Guinevere (cristã fervorosa), a qual não consegue dar um herdeiro ao trono. Forma-se então os Cavaleiros da Távola Redonda. Guinevere apaixona-se por Lancelot (cavaleiro e melhor amigo de Arthur), cometendo assim adultério. Morgana deixa Mordred aos cuidados de Morgause e retorna à corte de seu irmão, omitindo o nascimento de seu filho.
Em Camelot, apaixona-se por Lancelot (filho de Viviane), mas o coração dele já é de Guinevere. Por causa da religião da esposa, Arthur decide trocar a bandeira de avalon pela bandeira do cristianismo, dando às costas ao juramento de manter a religião de Avalon. A partir daí, tem início a decadência de seu reinado.

O terceiro livro "O Gamo Rei", tem grandes e importantes acontecimentos, como a morte de Taliesin (Merlim, pai de Viviane, Igraine e Morgause), que foi substituído por Kevin, o Bardo. Depois temos a morte de Igraine (antes da batalha final contra os saxões) e Viviane (que depois da guerra foi reclamar junto a Arthur por ter abandonado Avalon, a traindo, já que por força de Gwen, mudou a bandeira do reino para uma bandeira Católica, tendo então Balim matado-a com uma machadada na cabeça); o fim da guerra contra os saxões; o fato de Gwenhwyfar não conseguir ter um filho de Arthur; o casamento de Lancelot com Elaine, que o afastou de Gwen (feito por uma simpatia de Morgana) e a ida do filho de Morgana e Arthur - Mordred, para Avalon.

"O Prisioneiro da Árvore", o último livro, dá o final à maioria dos personagens. Morgana se casa com Uriens e começa a conspirar contra Arthur por ter deixado de lado Avalon para ter seguido Cristo. Começa um romance de Morgana e Acolon, filho de Uriens, e os dois iniciam o plano para a tomada da Bainha Sagrada e da Excalibur. Arthur então, foi atraído para o País das Fadas, para que Excalibur fosse tomada por Acolon. Os dois brigam e Arthur mata Acolon, retomando Excalibur, mas Morgana apanha a Bainha Sagrada e a atira de volta ao Lago. Gwydion, também chamado de Mordred, filho de Arthur e Morgana, vai para Camelot com o destino de acabar com o Reino de seu pai, e começa a tramar contra o trono. Kevin é acusado de traição por Morgana, já então a Senhora de Avalon, e é condenado a ser esfolado vivo e ser preso ao Grande Carvalho. No momento de sua execução, um raio cai e parte o Carvalho ao meio, fazendo com que Kevin seja enterrado dentro da fenda do Carvalho. A conspiração para a tomada do trono por Mordred acontece. Eles pegam Lancelot e Gwenhwyfar juntos na cama e o acusam de traição, Lancelot reage, matando Gareth, e ferindo Mordred , fugindo com Gwenhwyfar. Ela se arrepende, e entra para um convento. Lancelot volta a corte, mas já era tarde demais. Mordred já havia tomado grande parte do exército, e organizado uma rebelião. Na batalha final em Camlann, Arthur mata Mordred, enquanto esse lhe atinge mortalmente. Morgana fica ao lado de Arthur e Lancelot, após um pedido de Arthur, atira Excalibur de volta ao lago. Arthur é levado a Avalon e morre lá, enquanto Lancelot, junto com Persival, entram para uma congregação, e ficam lá até a morte.

"A verdade tem muitas faces e assemelha-se à velha estrada que conduz a Avalon: o lugar para onde o caminho nos levará depende da nossa própria vontade e de nossos pensamentos, e, talvez, no fim, chegaremos ou à sagrada ilha da eternidade, ou aos padres, com seus sinos, sua morte, seu Satã e Inferno e danação..."

(Morgana das Fadas, em As Brumas de Avalon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário